Epístola, o que é?
Epístolas: (A literatura epistolar do Novo Testamento)
São cartas escritas com a finalidade de dirigir aconselhar e instruir nos seus primeiros desenvolvimentos as igrejas recém-formadas ou para ajudar os responsáveis por pastoreá-las e administrá-las.
Vinte e um dos vinte e sete livros que formam o Novo Testamento pertencem ao gênero epistolar.
No livro de Atos dos Apóstolos, se relata como a fé cristã começou a propagar-se pela Palestina, Ásia Menor e diversos pontos da Grécia, nos anos que se seguiram à ascensão do Senhor A rapidez dessa expansão veio, muito cedo, revelar que o trabalho missionário não se reduzia a promover pequenos grupos de crentes em diversos lugares, mas exigia, também, manter com as novas comunidades um relacionamento vital que contribuísse para edificá-las espiritualmente e para orientar a sua conduta de acordo com os preceitos da sua fé em Cristo.
Como conseqüência de tal necessidade, o anúncio do evangelho, basicamente oral no princípio, teve de ser suplementado não muito tempo depois pela comunicação por carta.
Sua escrita:
As epístolas, como os demais livros do Novo Testamento, estão escritas em grego, o que não significa que o estilo literário epistolar estivesse especialmente difundido no mundo grego da época.
O Novo Testamento, além das epístolas que compõem o cânon, inclui a cópia de outras duas nos livros de Atos (15.23-29 e 23.26-30), além das sete dirigidas às ìgrejas da Asia Menor (Ap 2-3).
Sua classificação:
De acordo com certas características comuns, podemos agrupar as epístolas do Novo Testamento do seguinte modo:
1 . Epístolas paulinas (13)
   (a) Primeiras epístolas
      I Tessalonicenses
      2 Tessalonicenses (alguns a consideram posterior)
   (b) Grandes epístolas
      Romanos
      1 Coríntios
      2 Coríntios
      Gálatas
   (c) Epístolas da prisão
      Efésios
      Filipenses
      Colossenses
      Filemom
   (d) Epístolas pastorais
      I Timóteo
      2 Timóteo
      Tito
2. Epístola aos Hebreus (1 )
      Hebreus 
3. Epístolas universais (7)
   Tiago
   1 Pedro
   2 Pedro
   1 João
   2 João
   3 João
   Judas
Primeiras epístolas: É uma epígrafe que faz referência a época em que foram compostas. Não somente se considera que são os escritos mais antigos do apóstolo Paulo, más também de todo o Novo Testamento.
Grandes Epístolas: Entre elas está incluída a de Gálatas apesar da pequena extensão do texto. A razão está no seu estreito parentesco com Romanos, o que requer considerá-las juntamente.
Epístolas da prisão: Quando Paulo redigia estas cartas, se encontrava preso em algum lugar que não se conseguiu determinar. Muitos pensam que se tratava de Roma; outros sugerm Éfeso; entretanto, na realidade, nem sequer se pode afìrmar com certeza que as quatro epístolas tenham sido escritas desde uma mesma prisão.
Epístolas pastorais: Correspondem a um tempo em que o Cristianismo, tendo já progredido na fixação da doutrina e na elaboração da estrutura eclesiástica, precisava ordenar administrativa e pastoralmente a sua vida e o seu trabalho.
Epístolas universais (ou gerais): Começou a se aplicar este título no século II, quando ainda estava se formando o cânon dos livros do Novo Testamento. Significa que as sete cartas do grupo (exceto 2 Jo e 3 Jo, que foram incluídas aqui por seu parentesco com 1 Jo) não são dirigidas a um destinatário determinado, mas aos crentes em geral.
Na época em que surgiram as epístolas neo-testamentárias era prática habitual que o autor ditasse o texto a um assistente ou amanuense. É muito provável que Romanos tenha sido ditada pelo apóstolo Paulo a um crente que se identifica a si mesmo como “Tércio, que escrevi esta epístola”(Rm 16.22).
Bibliografia:
Bíblia de Estudo Almeida. Barueri – SP:Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
Você sabia disso tudo?
Você sabia disso tudo?
Espero que a leitura tenha sido agradável, em nosso próximo texto, falaremos sobre o escritor Judas.
Abraço e vamos estudar a Bíblia.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você tem a dizer sobre a leitura ?