sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

:.: Os escritores da Bíblia (NT - Epístolas) - 5 de 6 :.:

Tiago, o escritor que pregou Koinonia (uma palavra de origem grega e significa “comunhão”. Este termo se tornou muito comum entre os cristãos, sendo utilizado no sentido de companheirismo, participação, compartilhamento e contribuição com o próximo e com Deus).

Conteúdo:

01 - Introdução;
02 - Tiago.

01 - Introdução:

O autor deste escrito se revela uma pessoa prática, para quem a realidade da fé em Cristo deve ser demonstrada pelos atos e atitudes daqueles que a professam.

02 - Tiago:

Objetivo da Epístola:

A Epístola de Tiago (=Tg) não está especialmente dedicada a doutrinar sobre questões teológicas, mas a exortar os crentes para que sejam "praticantes da palavra e não somente ouvintes" (1.22).

Caráter da Epístola:

Sua redação se caracteriza pela ênfase que põe nos diversos aspectos sobre os quais a conduta cristã deve ser baseada e nos quais vai fixando sucessivamente a atenção.

Esta carta é mais especificamente um escrito de caráter impessoal, uma instrução ética dirigida de forma geral a todas as comunidades cristãs, designadas em conjunto como "as doze tribos que se encontram na Dispersão"(1.1), título tirado da história judaica e com o qual expressa de forma Figurada o novo Israel convocado por Cristo.

A fé do autor inspira todo o discurso e se faz manifesta nas referências ao "bom nome que sobre vós foi invocado" (2.7) próximo à "vinda do Senhor' (5.7-8), expectativa fervorosa da igreja dos primeiros tempos.

A intensidade com que nela ressoa a literatura sapiencial do Antigo Testamento é uma característica forte.

Autor, estilo e época:

Tem-se especulado muito em torno da personalidade do autor desta carta. Uma antiga tradição da “Igreja” o identifica com o apóstolo Tiago, figura significativa na igreja de Jerusalém (Gl 2.9,12; cf At 12.17; 15.13; 21.18), a quem Paulo se refere como "Tiago, o irmão do Senhor" (Gl 1.19; cf. Mt 13.55; Mc 6.3), irmão também do apóstolo Judas. Mas os dados históricos conhecidos não são suficientes para estabelecer conclusões definitivas a respeito.

O que sabemos é que o escritor da Epístola de Tiago dominava a língua grega com incomum maestria. Como obra literária, este texto é um dos mais destacados do Novo Testamento, pela sua correção gramatical, pela amplitude do seu léxico e pela riqueza das suas metáforas, exemplos, analogias e diálogos retóricos.

É evidente que Tiago foi um hebreu palestino, possuidor de uma ampla formação helenística e que escreveu sobretudo para cristãos de origem judaica que viviam na Diáspora desde a destruição de Jerusalém no ano 70.

Esboço:

Prólogo (1.1)

1 . Exortação sobre diversos temas (1.2-27)
2. Amar sem discriminar (2.1-13)
3. A fé sem obras está morta (2.14-26)
4. A língua (3.1-12)
5. A sabedoria que vem do alto (3.13-18)
6. A amizade do mundo é inimiga de Deus (4.1-10)
7. Não falar mal uns dos outros (4.11-12)
8. Deixar de lado a jactância (4.13-17)
9.Contra os riscos opressores (5.1-6)
10. Ser paciente e orar com fé (5.7-20).

Bibliografia:
Bíblia de Estudo Almeida. Barueri – SP:Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
https://www.significados.com.br/koinonia/

Encerramento:
O pregador escreveu a respeito de unidade. É importante que o povo de Deus viva em comunhão. (Tg 3.16). A seguir... Paulo, o escritor com o maior número de cartas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você tem a dizer sobre a leitura ?